Como a Mediação pode ajudar nos conflitos empresariais?

Publicado por gabinete em

Se o tempo da empresa está mais voltado a administrar os conflitos empresariais do que novos projetos, vendas e oportunidades, esse é momento ideal de pensar em Mediação.

A Mediação tem o objetivo de indicar caminhos para que as partes possam reestabelecer um convívio mais harmônico e produtivo, capaz de compor e  até  mesmo evitar conflitos que possam envolver aspectos comerciais, societário(s) e corporativos, sempre com um olhar direto e com o intuito de ajudar as partes a ficarem confortáveis com o resultado.

Na área empresarial, a Mediação é indicada para empresas que buscam uma forma efetiva de solucionar conflitos mas,  com economia de tempo e dinheiro. Afinal, o que é mais produtivo para a empresa: novos clientes ou só resolver problemas e conflitos gerados?

Conheça abaixo alguns  tipos de conflitos podem ser resolvidos com a Mediação Empresarial:

Comercial – Focada nas questões com parceiros comerciais, clientes,  fornecedores e prestadores de serviços,  relações com base imobiliária ( compra e venda de imóveis e locações ),  relações entre   franqueador e franqueados, contratos e até em demandas que não estavam previstas;

Societária – Por meio da busca do entendimento comum, encaminha com a expertise do procedimento para a solução, e até mesmo para evitar conflitos que possam adquirir  proporções que certamente impactarão  a empresa, como ruídos externos que podem macular a reputação da empresa no mercado, inclusive com olhar preventivo para uma eventual sucessão  e continuidade regular dos negócios.

Corporativa – Possibilita identificar onde estão os problemas para aliviar a angústia do empresário, desenha o ambiente de trabalho e as relações entre os funcionários e, estrategicamente junto à liderança, auxilia a encontrar  saídas para a resolução dos problemas.  Todos ganham: o empresário, os funcionários,  os clientes e a empresa, com um ambiente mais harmônico para trabalhar e produzir.

Ao facilitar a relação entre as pessoas e levando em conta o tom amigável, descontraído e de confiança  que envolve uma  sessão de mediação, as pessoas se sentem à vontade para expor as suas necessidades e ouvir as do outro. Esse exercício deixa as partes confiantes de que a solução que está sendo delineada é positiva para todos, além de possibilitar ganhos diretos e indiretos, já que  muitas vezes com a Mediação também se evitam perdas de oportunidade e rompimento de relações continuadas em atividades empresariais.

Alguns segmentos de negócios, em que são frequentes essas relações continuadas, como da construção civil, energia, infraestrutura, seguros, tecnologia, societário, contratos empresariais, franquias, locações e prestação de serviços, dentre outras, buscam sempre, em conjunto com um advogado, a Mediação Empresarial  para entender essas visões e construir em consenso  as melhores  formas para resolver os impasses.

Quais benefícios são esperados na Mediação Empresarial?  Na Mediação não há  um vencedor ou perdedor, a busca é sempre por uma solução que atenda os interesses de todos de forma satisfatória. Todo o procedimento  é realizado de forma confidencial, e as partes são motivadas a expressarem sentimentos e opiniões.

Todas essas facilidades são acompanhadas de uma equipe de especialistas pronta para atender, com suporte rápido e fácil, presencial e online. 


0 comentário

Deixe uma resposta

Open chat
Como podemos Ajudar?